O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A nossa Festa da Aldeia!

Vivo agora na cidade, mas vivi durante a maior parte dos anos da minha vida na aldeia!
Com tudo o que isso tem de bom e de mau (contas a fazer numa qualquer outra mensagem) fica alguma saudade das pessoas, do ambiente onde toda a gente se conhece e da celebração de tudo isso, que se faz anualmente nas festas da aldeia!

As festas que por lá são uma tradição (diz-se que com mais de 200 anos sem interrupções) são organizadas pelos habitantes, por tradição os recém casados são festeiros, mas na falta de festeiros desses, este ano foram as colectividades locais (rivais em tantas coisas) que este ano se juntaram! Num misto de religioso com pagão, as festas são principalmente um ponto de encontro entre os que ainda por lá vivem e de reencontro com os que já por lá não moram, mas que sempre regressam, nem que seja uma vez por ano por esta altura...

Foi muito bom rever muitas caras conhecidas que nas nossas rápidas visitas semanais à família não encontramos... Foi bom ver as modas e cortar um pouco nesta e naquela fatiota, verdade seja dita, é muito disto que é feita a vida na aldeia, do saber de tudo e de todos, do dizer e desdizer...

Das festas deste ano fica o registo da valentia do João, que tem muito, mesmo muito medo do som dos foguetes...

... Mas depois de conversar com o pai, valentemente deixou o colo, para dar a mão e seguir na procissão! Lá se foi encolhendo ligeiramente com cada Pum, mas seguiu e conseguiu de certa forma superar o seu medo para poder apreciar a festa!

Ouvimos música, conversámos com muita gente, comemos farturas e, o mais importante de tudo nesta festa, comprámos e desenrolámos rifas na quermesse! Não se pense que a nossa quermesse é uma coisa qualquer! Tem literalmente milhares de prémios que vão desde os tradicionais tarecos oferecidos por todos, aos brindes e traquitanas que incluem tudo o que a imaginação possa alcançar! Com meia dúzia de euros ganhámos este ano muitos prémios: um escorredor de cozinha, escovas de dentes, bolinhas de sabão, uma caixa de costura, um quadro, máscaras de Carnaval e até uma bisnaga! O pai ensinou ao João que era para melhorar as paredes e ele lá andou todo contente a dar-lhe uso:

Hoje já andou a regar os vasos do quintal...

Sem comentários:

Enviar um comentário