O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Leituras sobre medos, monstros e sombras...

Ainda sobre a questão dos medos, ontem estava a falar com um amiga que também tem um filhote que anda na fase dos medos... No caso dela parece ser principalmente à noite, no escuro e dos monstros! Diz ela que poderá tanto medo ter surgido com uma história contada na escola, mas que agora andam a tentar explicar que não há razão para medos... Diz ela que até anda com o filho pela casa às escuras, só para ele ver que não há problema nenhum!
No meio da conversa lembrei-me que há cá por casa vários livros sobre medos e monstros, que são até bem engraçados e podem ajudar a desmistificar algumas coisas... Já falei de alguns aqui no blog, mas noutros contextos, por isso, vou repetir agora nesta perspectiva "medrosa"!
Quando andei a recolhê-los da estante reparei que há basicamente dois tipos destes livros: os que têm realmente monstros e mostram que eles não são assustadores e os que não têm monstros nenhuns (a não ser na imaginação das personagens)! Vou ser um bocadinho desbocada e contar as histórias, porque só assim poderão avaliar o tipo de abordagem ao medo que fazem!

 O menino que se vê nesta capa é o João e quando se deita ouve um barulho estranho... Quando vai ver descobre um monstro debaixo na cama que quer dormir quentinho com ele... Depois descobre dois monstros na gaveta... Outro no armário... E mais em muitos outros lugares do quarto! Todos eles com um ar fofinho e a desejarem sair dos seus esconderijos apertados para ir dormir na caminha do João... O pior é mesmo a falta de espaço da cama que não é assim tão grande!

 Na realidade o Leonardo não é mas gostava de ser um monstro terrível! E ele bem que tenta ser assustador como os outros monstros... Mas não consegue! Um dia resolve andar à procura do menino mais assustadiço do mundo, certamente que esse menino o Leonardo consegue assustar! Mas a verdade é que o Samuel era um menino que não precisava de ser assustado, precisava de um amigo! E o Leonardo percebeu que não era um monstro terrível mas que podia ser um grande amigo!

"O Monstro das Festinhas" é uma história em verso, muito divertida e colorida, com repetições de versos que os miúdos adoram dizer... Além disso este monstro é mesmo fofinho e infeliz, porque toda a gente tem medo dele... Mas a única coisa que ele quer é mesmo:
Festinhas na barriga, 
Festinhas no nariz,
Com muitas festinhas
Eu fico FELIZ!

 O Panda não consegue dormir e está sempre a chamar o pai, porque quer água... O pai dá-lhe água e diz-lhe para contar carneiros... Quando o Panda termina a contagem o pai sugere contar vacas... Tigres... Porquinhos... Elefantes... O pior é mesmo que o Panda continua sem adormecer e com tantos animais a passear no quarto vai ser preciso muita água para matar a sede a todos!

 "Andava  uma manada de animais de cá para lá e de lá para cá..." Só porque tinham medo do "Cuquedo, um monstro assustador que prega sustos a quem estiver parado no mesmo lugar"! O Livro é mesmo giro e, uma vez mais, cheio de repetições que os miúdos decoram e adoram repetir... Quando o Cuquedo finalmente aparece, como ninguém o conhece, não têm medo nenhum... O Cuquedo repete toda a lengalenga da história para no fim (já que têm tanto medo dele) dizer "Buuuuuuuu". Nota sobre este livro, o João quando lê esta história e vê o Cuquedo diz que ele "é tão fofinho"!

 Também existe a história do Grufalão, que também fala do medo, mas eu gosto mais da filha porque acho que é mais fácil para os mais novos perceberem! A filha do Grufalão  vai fugir para a "Grande floresta escura" à procura do "Grande-Rato-Mauzão" que tanto assusta o seu pai... Vai encontrar vários animais que analisa a ver se serão o tal "Grande-Rato-Mauzão" de que o pai tanto fala... Até encontrar um rato, que lhe parece que de mauzão nada tem! Pelo menos até ver a sombra dele e, aí assim, ele parecer mesmo grande e mauzão! A imagem é muito explicita e percebe-se perfeitamente que a filha do Grufalão tem medo da sombra do rato, que é feita pela luz da Lua...

Este suposto monstro está debaixo da cama da Pata, que quando se deita e ouve um barulho ("pshh pshh") corre à procura de ajuda do porco... Que corre à procura de ajuda do urso... Que chama o lobo... Que chama a coruja... E todos os animais vão contando o que se passa e acrescentando um som ao assustador monstro que no final já faz: "pshh pshh, grrr, bang bang, pam pam, grrrrrrrauu!"... Com muito medo lá vão todos juntos caçar o tal monstro... Para descobrirem que debaixo da cama da pata estava apenas... Um ratinho a dormir e a ressonar!

Certamente que há por aí muitos mais livros adequados ao tema, não sou nenhuma especialista, mas estes são os que há cá por casa, o João gosta de todos e não tem medo de nenhum!

Sem comentários:

Enviar um comentário