O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Trabalhos de casa!

Para não ficarem preocupados depois da mensagem de ontem...
Fiquem sabendo que hoje tudo correu bem e ficou feito em menos de nada!

Aproveito para deixar mais algumas dicas!
Embora o primeiro ano possa parecer extremamente simples (afinal que dificuldade pode ter aprender uma letra por semana e copiá-la mil vezes sempre igual?!?!) a verdade é que eles estão a aprender muitas coisas ao mesmo tempo!
Para além do desenho da letra em si, têm de perceber a correspondência entre a letra manuscrita e a "do computador", precisam de dominar a lateralidade da escrita que se faz da esquerda para a direita, tentar dominar o lápis para que as letras se adequem ao espaço disponível que varia entre o gigante e as letras pequeninas no meio das palavras...

O João está agora a aprender o "p" e com ele vêm as primeiras palavras e frases! Embora domine a leitura (que também tem as suas dificuldades, afinal muitas vezes o nome da letra não corresponde ao seu som e elas ainda se juntam aos pares e trios para nos baralhar!!), as dificuldades na escrita são evidentes! Hoje ajudei-o escrevendo eu própria as palavras em manuscrito para ele perceber que letras estão em cima da linha e quais vêm para baixo! Além disso é importante que eles nos vejam escreve para perceberem, por exemplo, que às vezes é preciso levantar o lápis para começar uma letra lá em cima, mesmo que ela depois tenha de ficar pegada com a anterior ( o João ganhava na boa um concurso de escrita de palavras sem nunca levantar o lápis do papel!).

Há também muitas crianças que nesta fase em que começam a tentar escrever frases sozinhos têm dificuldade em perceber onde acaba e onde começam as palavras, porque na oralidade parece muitas vezes que dizemos tudo de seguida e pegado...

Claro que os professores estão prontos e preparados para lidar com todas estas situações e outras mais que apareçam! Essencialmente percebam que tudo isso por que os vossos filhos estão a passar é perfeitamente normal e dêem-lhes tempo (tenho de me ouvir a mim própria mais vezes) e espaço para aos poucos eles irem aprendendo a dominar todo este mundo que é a leitura e a escrita!

Sem comentários:

Enviar um comentário