O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

quinta-feira, 12 de março de 2015

Então e as noites?

Segunda pergunta mais frequente sobre a vida de um recém nascido!
(A primeira é sobre a forma de alimentação: amamentação ou biberão?)

As noites dos primeiros 3 meses de vida do João foram uma LOUCURA: ele simplesmente não dormia! Pelo que era preciso ou eu ou o pai estarmos de guarda a dar colo, chucha, luz, festinhas ou música para que ele não chorasse! Não foi nada fácil viver sem dormir e acho mesmo que não foi pior porque coincidiu com o facto de estarmos os dois em casa desempregados!

Com o Miguel, as coisas têm sido diferentes e são só ANIMADAS!
Considerando as 14 noites que já viveu, ele só foi come e dorme duas!
Nas restantes, entre o banho ao início da noite e mais ou menos as 7/8 h da manhã, período em que ele come 4 ou 5 vezes, teve sempre um ou dois intervalos entre refeições (geralmente entre a meia noite e as 2 ou 4h da manhã) em que esteve acordado a pedir atenção, chucha e festinhas!
Mas, depois do banho, tem sempre um intervalo de sono e depois do momento de "animação" vai dormindo pelo menos dois períodos de 2h ou 2h30! Pelo que não sendo o ideal, pelo menos vai dando para ir dormindo meia dúzia (literalmente) de horas por noite em períodos de 2h no máximo 2h30! Sendo que, desta vez, a ajuda do marido foi só nos primeiros dias e será ao fim de semana, porque indo ele trabalhar cedo não dá muito jeito estar uma parte da noite acordado... Desta vez durante o dia não há grande tempo para sestas, porque quando o João não está tem de se aproveitar para fazer coisas em casa e quando ele está não dá tempo para nada, muito menos dormir!

Confesso que não poder dormir é das coisas que mais me custa nestes inícios de maternidade! Eu não só gosto de dormir muito e muitas horas, como fico desesperada e rabuja quando tenho sono e não posso dormir e depois de não dormir fico "burra" e mega lenta, praticamente sem conseguir pensar grande coisa todo o dia!
Andamos a apostar nas rotinas diárias, esperemos que rapidamente o Miguel perceba que as noites são para comer menos e dormir mais: durante o dia muita luz e "passeio" pela sala e espreguiçadeira e ao fim do dia banho e depois quarto e berço para dormir!

Sem comentários:

Enviar um comentário