O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Conversas sobre a escola...

Ao contrário do que acontecia nos primeiros dias de escola, em que o João vinha todo entusiasmado a contar o que tinha feito, nas últimas semanas o João nunca quer contar o que fez! Geralmente diz que tem sono e não lhe apetece falar e depois começa a fazer perguntas sobre os sinais de trânsito, que são agora a sua nova curiosidade!...

Tenho andado a pensar nesta questão, por um lado é bom sinal, porque a escola para ele já é tão rotineira que ele acha que não vale a pena estar todos os dias a contar o que fez... Por outro lado, esta mãe gosta de saber o que anda ele a fazer e a aprender...

Ontem lembrei-me de fazer uma troca com ele! Primeiro contava eu o que tinha feito e depois contava ele! E não é que resultou? Ele ouviu-me todo contente e até fez algumas perguntas e depois lá me contou o que tinha andado a fazer! :)

No meio disto tudo lembrei-me que algures no meu computador estão alguns artigos com sugestões de perguntas a fazer às crianças sobre a escola, sem ser usar apenas o "então como correu a escola hoje"?
Claro que no computador não encontrei, mas pesquisando na net encontrei facilmente muitos artigos...
Aqui ficam alguns exemplos:
http://observador.pt/2014/08/30/25-formas-de-perguntar-como-correu-escola/
https://criancasatortoeadireitos.wordpress.com/2014/01/24/perguntas-para-fazer-as-criancas-sobre-a-escola/
http://mybabyblueblogg.blogspot.pt/2014/02/filhos-escola-quais-as-perguntas-que.html

Com esta cabeça de grávida esquecida, provavelmente tenho é de imprimir as sugestões e guardar no carro, para rever a matéria quando o vou buscar, porque é na viagem de regresso que mais costumamos falar da escola...

Sem comentários:

Enviar um comentário