O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

terça-feira, 16 de setembro de 2014

É mesmo verdade vamos ser papás... Parte 5

Ontem dei por terminado o primeiro trimestre!
Na realidade já fazemos hoje 15 semanas de gestação, mas só ontem recebemos os últimos resultados das análises e exames do primeiro trimestre... E se foram difíceis de conseguir! Comigo nunca nada burocrático é fácil, com a gravidez não é excepção...

Vou tentar resumir a aventura!
Logo depois da primeira ecografia que datou o bebé com 6 semanas, a médica de família pediu para o hospital a ecografia do primeiro trimestre (que se deve realizar entre as 11 e as 13 semanas) e o respectivo rastreio bioquímico!  Não fazemos parte dos grupos de risco, mas a doutora dizia que se temos acesso, então devemos fazer todos os exames que estão ao nosso alcance...
Alguns dias depois veio carta do hospital com convocatória para comparecer no dia que correspondia às 12 semanas e um dia, pelo que fiquei convencida de que seria para realizar a ecografia e o rastreio...
Qual não foi o meu espanto (e choradeira) quando a médica que me atendeu me informou que aquilo era só uma consulta e que ela poderia pedir os ditos exames mas que só havia disponibilidade para daí a 3 semanas (ou seja às 15 semanas e já fora do tempo recomendado)!
Saí de lá com os exames marcados para fora do tempo mas nada contente com a situação! Fui falar com a minha médica que rapidamente me passou as credenciais para os ditos exames... Voltei para casa para telefonar para todos os lados e mais alguns a tentar marcá-los! Mas tais exames comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde não se conseguem marcar de um dia para o outro! O único sítio onde arranjei vaga foi mesmo a nível particular e a pagar!
Resignei-me e fui mesmo a pagar, não estou a nadar em dinheiro, mas o mais importante era mesmo realizar a ecografia e o rastreio em tempo útil! A nossa saúde está primeiro!

Exactamente no dia das 13 semanas lá fui espreitar o meu bebé (finalmente) e a ecografia mostrou que estava tudo bem! Fiz também a recolha de sangue para o rastreio e deixei uma cópia da ecografia! Além disso, como a minha médica ia estar de férias e eu tive medo que ninguém visse atempadamente os resultados no Centro de Saúde, pedi uma cópia do resultado, deram-me para tal um talão para o levantamento!
Entretanto recebi um mail da clínica a pedir uma cópia da ecografia para poderem completar o exame (Mau! Eu já a tinha lá deixado no próprio dia!). Lá enviei mais uma cópia...
No dia a seguir ao dia marcado, no sábado de manhã, lá fui à clínica buscar o exame...Mas dele nem rasto!  Não estava na gaveta, não estava no computador, não estava ninguém no laboratório para explicar o que teria acontecido... Lá veio uma senhora pedir desculpa e tal e ficar com o contacto para telefonar segunda depois de averiguar o que teria acontecido!

Comigo nunca é fácil!
Na segunda-feira lá telefonou a senhora, afinal o sistema funciona muito bem e eu devia era confiar! O exame tinha sido entregue no Centro de Saúde a um médico que estava a substituir a minha médica (sabiam o nome do médico substituto e tudo), mas faziam-me na mesma uma segunda via... E eu lá a fui buscar para verificar que o resultado era negativo! Tudo está bem!
Exames do primeiro trimestre terminados! Tudo está bem...

Venham as aventuras do segundo trimestre!

Sem comentários:

Enviar um comentário