O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Pois claro que o João não entrou no Pré-escolar público!


Eu bem que o inscrevi, mas ele não vem em nenhuma das listas das escolas onde o inscrevemos!
É o 34º da lista de espera do Agrupamento mais próximo! Qual é a probabilidade de 34 crianças desistirem?

Ah e tal incentivos à  natalidade!... Ah! Ah! Ah! Parece que têm de incluir um ordenado para as mães (ou pais) ficarem com as crianças pelo menos até aos 4 anos e meio em casa! Sim, porque pelos vistos, ir para a escola pública só por essa idade! E como não se prevêem investimentos na educação nos próximos anos...

E depois querem mães trabalhadoras! Os ordenados que tenho visto nas ofertas de emprego (como professora e para outras coisas) são de quatrocentos e poucos euros (Sim, leram bem! E muitos são a recibos verdes de onde se tem de pagar pelo menos Segurança Social)! Com ordenados desses consigo pagar um Jardim de Infância particular ao João e os transportes públicos para ir trabalhar! Pelo que é quase o mesmo que ficar em casa!

Estou triste! O João está mesmo a precisar de escola, um lugar com regras e cheio de amigos para conviver e gastar energia! Dinheiro para escolas particulares não há! Mesmo as IPSS que são pelo IRS tornam-se caras para o nosso apertado orçamento!

Além disso, se só entra para o ano, e sendo o João de Dezembro vai, muito provavelmente, fazer apenas um ano de pré-escolar, podendo entrar logo a seguir para o 1º Ciclo! Um ano, hoje em dia, não será pouco? Eu sei que nem pré-escolar fiz e não fui nem melhor nem pior que os outros por isso, mas foi noutros tempos!

Tinha mesmo uma pequena esperança que fazendo 4 anos ainda este ano o João conseguisse uma vaga algures aqui perto! ...

Sem comentários:

Enviar um comentário