O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Ainda sobre as birras...

Continuando o assunto das birras...
Outro lugar onde começaram a aparecer birras foi no parque...
Praticamente todos os dias passamos pelo parque e paramos por lá algum tempo...

Invariavelmente o João sobe as escadas e depois desce por um dos escorregas... O problema estava a surgir na hora de vir embora!
Assim, comecei a dizer-lhe logo que chegamos quantas voltas pode dar, se temos pouco tempo são 4 ou 5 voltas, hoje, por exemplo, que tínhamos mais tempo foram 10... Ele vai andando e contando as voltas, sempre que desce um escorrega vem dar-me "cinco" e conta a volta, quando chega a última assinalo que é a última e lá vem ele todo contente...

Note-se que a cultura do "é a última" já tem uma longa tradição cá em casa, não só nas brincadeiras, mas também no comer, já há muito tempo que negociamos "uma última colherada"...

Outro desafio deste parque é eu (mamã galinha) dar autonomia à criança para brincar livremente! O João já percorre todos os túneis e desce todos os escorregas desta estrutura... Este mês obriguei-me a mim própria a sentar-me num banco (em vez de andar por todo o parque a olhar para cima enquanto seguia o João), claro que escolho sempre um lugar de onde veja o mais possível toda a estrutura e também a saída do parque e estou sempre a seguir o João com o olhar, mas pelo menos o João está mais livre para percorrer tudo autonomamente! Além disso, ensinei-o a sempre que desce um escorrega e, como tal, põe os pés no chão, vir dar um "cinco" à mãe...

Sem comentários:

Enviar um comentário