O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Primeira experiência no computador...

Um dia destes o pai do João chegou a casa com uma dúvida existencial relacionada com as aprendizagens do João (não sou só eu que as tenho!), questionava o meu marido se o João não deveria aprender mais "coisas" relacionadas com os computadores e novas tecnologias, os colegas dele andam sempre a gabar os filhos que já mexem nos iPad, nos tablet e telemóveis e jogam e mais não sei o quê!
Nenhum de nós é grande entendido nessas coisas todas (ele percebe bem mais do que eu e eu passo a vida a pedir-lhe socorro para fazer "coisas" no computador), cá em casa não há "i" nada, nem tablet, nem telemóveis xpto... Só temos mesmo um computador!
Nenhum de nós é grande totó (sem ofensa) de jogos de computador, o Alberto joga por hobbie nas consolas, quando não tem mais nada para fazer, o que significa que mesmo só muito de vez em quando ou quando está desempregado...
Eu passo algum tempo no computador, no face (já não jogo na quinta), no Piscosidades e a tentar mestrar...
O João nunca tinha pegado numa coisa destas, o que não me preocupa, porque o que eles gostam aprendem eles depressa! Quanto menos aprender destas coisas menos tempo quer lá passar! Já chega a televisão que ele adora e é preciso controlar o tempo para não passar o dia a olhar para ela! 2 horas por dia é o objectivo (uma antes de almoço e outra antes do jantar, só há mais quando a mãe está muito desesperada para o pôr quieto porque tem mesmo de fazer qualquer coisa...).
Por coincidência ontem experimento a wii e hoje andava aqui de volta de mim sem me deixar mestrar, quando me lembrei de o deixar mexer para aqui no rato...
E lá se foi a teoria toda do tem tempo para começar e tal...
Fui aqui (onde já tinha ido buscar uns desenhos), escolhi o Ruca e com o João ao meu colo lá tentámos pintar o Ruca... O João carrega, carrega, carrega no rato, anda muito depressa com a mão e é difícil de acertar nos lugares certo mas lá pintámos este Ruca:
Depois fui ao paint e deixei-o mais ou menos livremente pintar com os pincéis, fui ajudando com a escolha das cores e a repor a janela do paint sempre que ela desaparecia...
Pronto, foi a iniciação do João ao computador! Por acaso cá por casa há alguns pequenos jogos didácticos que até são giros para ele, tenho de os explorar para lhos apresentar!
Fica a pergunta: damos tolerância de mais tempo por dia para o João "computar" ou tiramos às horas da televisão! Não queremos que o João contribua para as estatísticas escolares, daqui a uns anos, fazendo parte das crianças que têm défice de atenção!

Sem comentários:

Enviar um comentário