O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

sábado, 11 de janeiro de 2014

Livro das profissões: bombeiro

Um dia destes, num dos nossos passeios, entrámos numa loja que já vende fatos da Carnaval... Quando vi o capacete, enfiei-o na cabeça do João, mostrei-lhe ao espelho que era um bombeiro e perguntei-lhe se ele sabia o que fazem os bombeiros... E a resposta foi "não sei mãe"!
Foi então que tive a ideia de fazer um livro das profissões, uma página para cada profissão...
Criei o livro com "páginas" de cartão de caixas de cereais (que há muitas cá em casa guardadas) e com duas argolas... 
Pesquisei na net e encontrei aqui "alguém" que explica as profissões, acho boa ideia não ser sempre eu a explicar tudo e haver outras fontes de informação... Hoje começámos por ouvir esta explicação, depois explorámos umas imagens (que tirei da net) que incluem imagens reais e desenhos (a minha amiga I. está sempre a dizer que as crianças têm de conviver com os dois tipos de imagens), cortámos, colámos e pintámos a ambulância (uma vez mais recorri a uma imagem da net para vermos as cores reais)...
Basicamente o João só se lembra que os bombeiros apagam fogos, ajudam as pessoas e conduzem ambulâncias e carros de bombeiros... Mas já não é mau!
No fim ainda estivemos a "brincar" às perguntas: Que letras tem a palavra bombeiro? Se for uma mulher como se chama? Quantas letras tem a palavra bombeiro? De que cor é o carro dos bombeiro? E a árvore? Etc. Etc. Etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário