O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Escola VS casa?

Ainda a propósito do Pé pequeno...Pé grande... fiquei para aqui a pensar, uma vez mais, na questão do João ainda não andar na escola e estar por casa...
Muitos e diversos debates têm sido realizados em volta deste assunto, nomeadamente cá por casa entre familiares e amigos (que dada a minha profissão são inevitavelmente muitos ligados ao ensino) e as conclusões não são nada unânimes!
Do meu ponto de vista este deve ser o último ano do João em casa, para o próximo ano lectivo é meu desejo que ele entre para o Jardim de Infância, preferencialmente no público (se já tivesse tido vaga no público já lá andava, porque no privado com as sucessivas situações de desemprego do pai e da mãe esteve sempre fora de questão pagar mensalidades). Nos dias que correm nenhuma criança deve entrar para o 1º Ciclo sem ter feito pelo menos um ano, preferencialmente dois, de Jardim de Infância/Pré-escolar, nem que seja pelo simples facto de a maioria dos outros colegas o terem feito e depois se notar uma grande diferença a nível de conhecimentos e capacidades (embora também possam não existir essas diferenças, como professora já vi dos dois casos, mas a tendência é maior para haver diferenças...)
Mas não posso deixar de salientar a sorte que o João tem tido em estar em casa com a mãe (ou com o pai, ou com a avó, dependendo das situações mais ou menos temporárias de emprego dos pais), tem sido um privilegiado a receber mimos, tem tido oportunidade de grande convívio diário connosco e de estabelecer assim uma estreita relação com os seus pais. De salientar que embora a paciência dos pais seja grande é também finita e tentamos sempre equilibrar os mimos e brincadeiras com uma boa dose de regras e boa educação, acompanhada de uma ou duas palmadas ou alguns minutos de castigo quando as coisas ficam feias e tem mesmo de ser...
Tem aprendido na mesma muitas coisas e vocabulário, embora muitas vezes de formas simples como comparar os tamanhos dos pés ou reconhecer os números e as letras porque é assim que o pai o entretem quando vamos ao supermercado às compras... Experimenta materiais mais ou menos escolásticos, passeia quase todos os dias (só fica em casa doente ou quando chove sem parar)...
Aquilo que todos referem sempre é a falta de crianças para brincar... Por um lado é verdade, ele nem todos os dias brinca com outras crianças, mas será que nesta idade em que ele até é ainda um pouco egocêntrico isso é assim tão fundamental? Por outro lado, ele tem muitos primos e nós temos muitos amigos com filhos da idade dele, por isso, não passa uma semana que ele não brinque pelo menos um dia ou dois com outras crianças, ou até nos parques infantis que quase todos os dias frequentamos (quando não estão molhados) há sempre crianças dispostas a conviver.
Neste ponto do estar sozinho em casa há uma coisa que ele aprendeu e que para mim é extremamente fundamental, ele aprendeu (com alguma ajuda do pai que o ensinou) a brincar sozinho! É verdade que ele espalha pela casa toda os seus brinquedos, mas ele faz isso a brincar, passa perfeitamente uma ou duas horas a brincar com os seus brinquedos pela casa fora! E esta é uma capacidade que eu tenho visto que muitas crianças não têm! Para mim tão fundamental como saber conviver com os outros, é saber conviver com nós próprios e saber estar sozinhos!
Uma coisa que ele tem perdido e que eu gostava de conseguir desenvolver nele é o brincar ao "faz de conta"... O João gosta muito dos seus brinquedos (carros, comboios, pistas, legos, instrumentos musicais) mas ainda não despertou para o "faz de conta", para o vestir de pirata, brincar aos pais e às mães ou aos desenhos animados que vê na televisão... Estará atrasado? Ainda tem tempo para isso? Ou será mesmo traço de personalidade e ele não gosta muito dessas coisas?
Uma outra grande conquista do estar em casa é o número diminuído de vezes que o João fica doente, este ano lectivo tivemos a nossa primeira doença de Inverno, que por acaso foi só uma virose, a meio de Dezembro! Nem quero imaginar como vai ser para o ano, quando ele for para a escola e todas as semanas apanhar uma nova coisa qualquer, até ganhar um mínimo de defesas contra aquela incubadora de vírus que é a escola!
Por aqui, assim vão os pensamentos sobre estas e outras coisas importantes da vida do meu Piscoso...

Sem comentários:

Enviar um comentário