O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

domingo, 29 de dezembro de 2013

Uma mãe à beira de um ataque de nervos!...

Por aqui temos uma mãe à beira de um ataque de nervos!... Alguém que explique ao meu filho que não comer e passar uma noite inteira a berrar sem dormir (literalmente) não é bom nem para a saúde dele nem para a saúde mental dos pais...
O João alterna alturas em que come tudo bem e sozinhos com alturas difíceis para comer...  Daquelas em que é preciso fazer aviões, ligar a televisão, dar um brinquedo para a mão, prometer um chocolate e outras coisas que tais, que no desespero os pais tentam para ver se entram umas colheres de comida! Mas agora parece que nada disso anda a resultar! O João simplesmente não almoça nem janta, come duas colheres de sopa ou duas colheres de arroz e tudo o mais que entra na boca fica em bola na bochecha esquerda da boca (sim, é sempre na esquerda!).
O pior é que esta mãe quando era criança também era muito, mesmo muito, má para comer... E como ela ainda se lembra do que sofria quando a obrigavam a comer, essas cenas de obrigar, gritaria e "não sais da mesa se não comeres" são muito difíceis para mim também!
O dormir é outra história! Quando nasceu o João esteve 3 meses sem dormir uma única noite! Passava a noite de olho aberto, comia de 2 em 2 horas (quando de dia aguentava as 3 horas...) e queria sempre companhia (do pai, da mãe, de uma música, de uma luz de presença que apagava e acendia vezes sem conta)! Mas pelo menos não chorava! Nessa altura eu e o pai fazíamos turnos para tomar conta dele e a falta de sono quase me levou à loucura! Lemos uma catrefada de livros e artigos sobre os sonos do bebe, criámos rotinas de banhos e horários de estar na cama e um dia, aos três meses, deu-se o milagre e o João tomou banho, mamou e adormeceu! Nem queríamos acreditar! Nunca nos vamos esquecer da figura que fizemos nesse dia: pai e mãe olham para o filho a dormir no berço, olham um para o outro, e sem dizer palavra, correm cada um para o seu lado da cama, vestem o pijama e deitam-se! :)
No início do mês o João deixou de dormir a sesta, andava a fazer birra para dormir à tarde e depois para dormir à noite: "Eu não quero dormir! Eu não tenho sono" e birras que duravam 1 ou 2 horas até adormecer depressa me convenceram a experimentar o ficar acordado durante o dia e as noites voltaram a ser tranquilas...
Depois começaram as festas, anos e Natal, algumas doenças de Inverno e muita agitação baralharam o João e as horas de dormir andam outra vez difíceis...
Mas nada como esta noite! Esta noite ele berrou toda a noite! Não dormiu na cama dele, não dormiu na cama com os pais, não dormiu na cama dele, fez xixi na cama, voltou a berrar na cama dele, voltou a fazer xixi, voltou a chorar, calou-se e adormeceu dez minutos na cama dos pais, voltou a chorar, voltou para a cama dele, voltou a fazer xixi, voltou a chorar... Foi uma noite para esquecer! Adormeceu por uma hora às 6h da manhã! Voltou a chorar, voltou a fazer xixi! Dormiu mais uma hora! Chorou, fez xixi! E adormeceu três horas na cama dos pais pela manhã! Entretanto ficou com febre, ainda não sei se por estar doente (agora acordado não parece ter nada e de dores também nunca se queixou) ou se do esforço e da canseira de tanta choradeira!
Continua sem comer, mas pelo menos não está a chorar!
Assim, vai a vida desta mãe, hoje à beira de um ataque de nervos e a questionar-se o que andará a fazer de errado para o seu piscoso João, que é sempre tão tranquilo, andar neste estado?

Sem comentários:

Enviar um comentário