O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Aprender os "euros" fazendo compras...

A ideia de pôr o João a fazer compras e a pagar com euros "a sério" surgiu algures entre o ajudar o meu sobrinho nos trabalhos escolares de 2º ano (e a sua dificuldade em perceber o sistema monetário) e uma conversa entre amigos em que uma Educadora de Infância afirmava "vender" gelados na praia aos meninos para lhes dar oportunidade de mexerem no dinheiro "a sério".
Confirmei a necessidade de pôr em prática esta minha ideia quando vi o João à procura de alguma coisa que custasse exatamente 6 euros porque esse era o dinheiro que a Fada dos Dentes lhe tinha dado... Mesmo falando com ele fiquei com a sensação de que ele não percebia bem o que era o troco!

A verdade é que aprender fazendo é bem mais fácil do que apenas com desenhos nos livros e cadernos!

Por isso, lancei o desafio ao João no seu Diário de Férias...
Ele desenhou as moedas do troco e juntos contámos quanto dinheiro era, depois guardámos tudo num pequeno porta moedas para as próximas compras!
No dia a seguir foi comigo ao pão e pagou ele. Como conhecemos bem a padeira pedimos um "troco à antiga" e ela pacientemente lá foi pondo uma moeda de cada vez na mão do João e nós lá fomos contando:
68 mais 2 são 70, mais 10 são 80, mais 20 são 100, 100 cêntimos é 1 euro, mais um euro são 2!
Noutro dia fomos a um supermercado, para comprar algo diferente e com um valor diferente.
O João lá pagou e contou o troco. Chegámos a casa e voltámos a registar no nosso diário.

Hoje fomos de novo à padaria e o João pagou com as moedas que ainda tinha no porta moedas e conseguiu fazer conta certa!

Assim aos poucos ele vai mexendo no dinheiro e vai percebendo como funcionam as trocas monetárias de pagamentos e trocos...

Sem comentários:

Enviar um comentário